15 e 16 de fevereiro

de 2013

Instituto de Educação, Universidade do Minho - Campus de Gualtar

Auditório Multimédia (Dia 15)

Salas 16, 20 e 21 (Dia 16)

 

Este II Seminário “Profissionalismo Docente e Liderança” insere-se no âmbito de um projeto de investigação em curso intitulado TEL – Teachers Exercising Leadership, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/CPE-CED/112164/2009), cuja Investigadora Responsável é Maria Assunção Flores, Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho.

Trata-se de um seminário que é organizado em parceria com a rede internacional ITL - International Teacher Leadership - e com a HertsCam Network, lideradas pelo Professor David Frost da Universidade de Cambridge, Reino Unido, e que é também o consultor do projeto TEL, em Portugal.


A literatura internacional tem chamado a atenção para a importância do trabalho dos professores nas escolas não apenas como executores do currículo mas também como decisores, exercendo funções diversificadas de liderança. São atores cruciais nos processos de mudança, no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e dos jovens, na promoção de comunidades profissionais e na reconstrução da identidade e do profissionalismo docente.

 

Analisar os desafios e os constrangimentos que se colocam hoje ao trabalho das escolas e aos professores, compreender o modo como os professores (re)constroem o seu profissionalismo e partilhar experiências e estratégias no sentido de potenciar a liderança dos professores nas escolas são os objetivos principais que presidem a este Seminário.
 

As várias sessões que integram o Seminário contam com a participação do Professor David Frost, da Universidade de Cambridge, e de um grupo de professores, diretores de escolas e membros do ITL e da HertsCam Network, bem como diretores de escolas, professores e investigadores portugueses, constituindo um importante momento de reflexão e de debate sobre a situação atual e os desafios que se colocam à profissão docente.





Convidados:



David Frost
University of Cambridge Faculty of Education
Diretor da HertsCam Network e do International Teacher Leadership
Consultor do projeto TEL

Jo Mylles
Sir John Lawes School, Harpenden
Membro do International Teacher Leadership
Membro e tutor na HertsCam Network

Paul Barnett
Barnwell School, Stevenage
Membro do International Teacher Leadership
Membro, tutor e membro da direção da HertsCam Network

Val Hill
Birchwood High School, Bishops Stortford
Membro, tutor e membro da direção da HertsCam Network



Claire Balkind

Dame Alice Owens School, Potters Bar

Helen Foy
The Nobel School, Stevenage

Emma Anderson-Payne
Barnwell School, Stevenage

Janine Kitson
John Henry Newman School, Stevenage

 



 

Aos participantes será entregue, no final do seminário, um certificado de participação (em parceria com o ITL e a HertsCam Network).

Organização:

 

Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)

 



Comissão Organizadora:



Maria Assunção Flores (Coordenadora)

Equipa do projeto TEL



 



Secretariado:



 

Eva Fernandes

Patrícia Santos

Cláudia Pinheiro